img-header-brasil.joomla-4.jpg

Gostaria de abrir um JUG - Grupo de Usuários Joomla em sua área? Leia esse artigo de Perguntas & Respostas e aprenda como fazer.

Como faço para registrar um grupo?

Comece indo em http://community.joomla.org/user-groups.html para criar sua conta. O formulário de login e o link para criar a conta está na coluna a esquerda. 

Depois que tiver sua conta aberta, navegue para http://community.joomla.org/user-groups/south-america/brazil.html e clique no botão Register Your Group.

Quais são os requisitos para se tornar um grupo registrado?

  • Dois contatos diferentes com endereços de e-mail ativos para cada um. Não é permitido usar um e-mail do domínio da JUG, como por exemplo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Criar um site com informações sobre o grupo de usuários e/ou uma página/grupo no Facebook. Também podem ser usados Meetup.com, um grupo LinkedIn ou uma comunidade Google+
  • Somente JUGs regionais ou em uma cidade podem ser registradas.
  • Comprometer-se a manter as informações atualizadas no diretório.
  • Comprometer-se a fazer pelo menos dois encontros anuais presenciais.
  • Informar um CEP para pesquisas por geo-localização

Como as pessoas vão saber que um grupo é registrado?

Uma vez aprovado, o grupos cadastrado recebe um e-mail com informações adicionais para ajudá-los, incluindo um link para download da marca que pode ser usada em seu site. O grupo de usuários registrado também será listado no diretório com as informações fornecidas.

Ao ser aprovado somos um Grupo de Usuários Joomla oficial?

Não, você é um Grupo de Usuários Joomla reconhecido e registrado. Não existem Grupo de Usuários Joomla! oficiais. Um Grupo de Usuários Joomla! é uma entidade independente, sem autoridade e sem respaldo ou patrocínio pelo Projeto Joomla!

Já existe um grupo na minha área. Posso registrar um outro grupo?

É permitida a existência de mais de um Grupo de Usuários Joomla! por cidade ou região, uma vez que existe um diretório onde se pode fazer uma pesquisa por área. Grupos menores em uma cidade ou região são incentivados a se juntar, mas isso não é obrigatório.

A única coisa que se pede é que se há um grupo em sua área, seja escolhido um nome diferente. Por exemplo, se Grupo de Usuários Joomla! Marte já existe, é possível mudar a palavra Grupo para uma das outras disponíveis: associação, clube, organização, sociedade, rede ou usar um termo relacionado à área em que o grupo for registrado, como JUG Calango, que se refere a uma característica na região do Distrito Federal.

Posso ter um grupo virtual?

Grupos não-registrados que se formaram virtualmente são incentivados a usar o Facebook ou Meet-Up. Atualmente não há planos para listar grupos virtuais no diretório Grupo de Usuários, que existe para promover reuniões em pessoa.

A listagem de um grupo pode ser suspensa e removida?

Sim, caso haja falta de comunicação e/ou descumprimento das normas da Equipe de Grupo de Usuários Joomla! podem levar o grupo a ser suspenso e removido do diretório.

Minha pergunta não foi respondida neste FAQ. Quem posso contactar?

Contate a Equipe de Grupo de Usuários Joomla! pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e um voluntário de equipe terá prazer em ajudar.

Nomes de grupo

Como nomear Grupo de Usuários Joomla!?

No Brasil, os grupos registrados devem seguir a estrutura X de Usuários Joomla! Y, onde:

  • X é uma palavra que descreve a estrutura do grupo, tais como: grupo, associação, clube, organização, sociedade ou rede.
  • Y é uma descrição geográfica apropriada, como o nome de sua cidade cidade. Nomes de país não são mais permitido no nome. 

Por exemplo, podem ser registrados:

  • Grupo de Usuários Joomla! Marte
  • Associação de Usuário Joomla! Vênus
  • Rede de Usuários Joomla! Plutão.

Para o Brasil, foi aberta uma exceção e é possível cadastrar um grupo com o nome do estado, porém, o registro e publicação serão feitos somente após avaliação específica.

O grupo tem de ser chamado de "grupo"?

Não. Quando se preenche o formulário de cadastro, é possível selecionar um outro termo, como organização, associação, rede, clube, encontro ou um termo local, sujeito à aprovação da Open Source Matters. Escolha um termo que faz sentido em sua área e em termos de o que se pretende fazer.

"Grupo de Usuários Joomla!" pode ser um nome não-oficial de uma organização que não seja um Grupo de Usuários Joomla?

Sim, desde que o nome oficial desta organização não inclua Joomla! ou Open Source Matters para evitar confusões.

Grupos não registrados podem usar o nome Joomla! ou Grupo de Usuários Joomla?

Não, esses termos só podem ser utilizados por grupos registrados.

O nome Joomla! pode ser apresentado em caracteres não-latinos?

Não, o nome Joomla! é uma marca registrado, sendo assim, como tal, não pode ser alterada.

Nomes de Domínio, Marca Joomla! e Direitos de Uso

Posso registrar a minha própria URL para o meu perfil?

Sim, ele será apresentada em seu perfil uma vez que todas as exigências da direitos de uso da marca estejam concluídos e aprovados pela OSM.

  • Links comerciais não são permitidos para a página, como por exemplo www.nomeempresa.com.br
  • Links de comunidade, como Meetup.com, grupos ou páginas no Facebook, grupos do LinkedIn, Google+, são permitidos. Ex.: www.facebook.com.br/joomlabrasil
  • Nomes de comunidades Joomla como http://www.joomgroupe.fr também são permitidos.

Se o seu nome de domínio inclui a palavra Joomla, Joo, ou Joom é necessária a aprovação para uso e a URL não será listados no diretório até que seja liberada. A verificação é feita como parte de processo de registro do grupo. Por favor, note que todos os links apresentados devem ser acessíveis no momento do cadastro. Se o site estiver em modo off-line, forneça na seção de Notes um nome de usuário e senha para a equipe ter acesso e poder avaliar.

Como faço para obter a aprovação para uso da marca?

O nome e a marca Joomla! são registradas nos Estados Unidos e em outros países e a Open Source Matters detém seus direitos. Permissão da OSM para uso dessas marcas normalmente é necessária e só é concedida após cumprimento de regras específicas. Existem algumas circunstâncias, no entanto, quando a utilização de marca Joomla! (nome ou logotipo) não requer permissão. As informações sobre quando a aprovação é ou não necessária quando se utiliza a marca Joomla! estão descritas nos links abaixo:

  • Entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (escreva em inglês)
  • About the Joomla! Name and Logo 
  • Joomla! Name and Logo Request 
  • Trademark Policy 
  • Trademark FAQ 

OSM aprovou a minha URL, como faço para adicioná-lo ao meu perfil?

Depois de ter recebido a aprovação da OSM para a URL do seu grupo, visite http://community.joomla.org/user-groups.html, acesse seu perfil e informe o endereço disso, caso ainda não tenha feito. Um voluntário da Equipe de Grupo de Usuários Joomla irá confirmar a sua aprovação e aprovar o seu pedido de mudança.

Grupo de Usuários Joomla podem usar a logomarca do Joomla em seus sites?

Grupos registados, uma vez aprovados, podem usar a logomarca de acordo com o Manula da Marca Joomla!, desde que incluam um link para http://joomla.org.

Posso usar a logomarca oficial Joomla! no site do grupo?

Sim, você deve primeiro se cadastrar para uso condicional, através do formulário em http://opensourcematters.org/joomla-name-and-logo-use-requests.html

Uso Condicional Formulário de Apresentação

Onde posso encontrar o Manual de Marca para a marca?

http://issuu.com/joomladocs/docs/20150308_joomla_brandmanual_basic_d/1

Essa é uma tradução adaptada do FAQ original em inglês encontrado no site do Projeto Joomla!

Vantagens em desenvolver com Joomla

 

COMUNIDADE GLOBAL

Tem colaboração de uma comunidade global ativa e participativa de profissionais de diferentes áreas.

 

É Flexível

Joomla pode ser utilizado em diversos tipos de projetos, desde um site institucional como um e-commerce.

 

É GRATUITO

Graças a sua Licença Pública Geral GNU (GNU GPL) Joomla é gratuito para ser usado e distribuido.

 

É ágil

Economia de tempo na instalação e configuração resulta em maior disponibilidade para agilizar o projeto em Joomla.

Como participar?

work1

  • Fóruns e Grupos de Discussão

    Participando de fóruns e listas de discussão, você pode contribuir com seu conhecimento e aprender cada vez mais sobre Joomla. [Leia mais...]

  • Traduções

    Joomla é um projeto de alcance global e fala idiomas diversos. Você pode ajudar contribuindo com tradução e revisão em várias áreas. [Leia mais...]

  • Desenvolvimento

    Os profissionais das áreas de desenvolvimento web contribuem com seus conhecimentos no crescimento do projeto. [Leia mais...]

  • Grupos de Usuários Joomla 

    Os Grupos de Usuários Joomla ou JUGs, são o lugar para conhecer pessoas da comunidade e dar os primeiros passos no aprendizado de Joomla. [Leia mais...]

  • Desenvolvimento de Projetos em Joomla

    Por a mão na massa é a melhor forma de se aprender Joomla. Utilizando uma solução para transformar seu computador em um servidor local e instale o Joomla. [Leia mais...]

  • Participe de eventos Joomla

    Outra forma de conhecer pessoas, fazer networking e aprender sobre Joomla é participar dos vários eventos que acontecem pelo país e pelo mundo. [Leia mais...]

Brasil.Joomla.com não é afiliado ou apoiado pelo Projeto Joomla! ou Open Source Matters.
O nome Joomla! e marca são usadas sob licença limitada concedida pela Open Source Matters, detentora dos direitos nos Estados Unidos e demais países.